Resistência: O Valor do Espiritual

Resistência: O Valor do Espiritual
“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória” (2 Coríntios 4:17). 

Os crentes são muito mais abençoados quando se concentram mais nos aspectos espirituais e não físicos da vida. 

Com relação à resistência, Paulo é novamente nosso exemplo. Uma razão pela qual ele foi capaz de suportar a dor e as provações foi que ele sabia que o físico era muito menos importante e duradouro que o espiritual.

$ads={1}

Ele percebeu que nosso corpo físico está envelhecendo naturalmente e, portanto, não é permanente. Ele provavelmente estava ciente disso mais do que a maioria das pessoas, porque seu ministério rigoroso, com suas demandas de viagens, acelerou seu próprio processo de envelhecimento. E certamente ele também envelheceu mais rapidamente do que outros por causa de toda a perseguição física e emocional que sofreu de seus inimigos. 

Paulo foi capaz de aceitar o sofrimento físico e o envelhecimento, porque sabia que seu homem interior (seu eu espiritual, sua nova criatura) estava sendo renovado diariamente (2 Coríntios 4:16). Não é fácil seguir o exemplo de Paulo; todavia, ele exorta os crentes a “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:2). 

Muitas das provações e sofrimentos que o Senhor nos trouxe nos obrigam a obedecer às palavras de Paulo, desviar o olhar de nós mesmos e experimentar o crescimento espiritual que é tão diretamente o resultado do sofrimento (ver 1 Pedro 5:10). 

A Palavra de Deus nos garante que Ele fornecerá toda a força que precisamos para suportar. Para finalizar, considere as palavras do profeta Isaías: 

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. 29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, 31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão” - Isaías 40:28-31 

Ao passar por esse dia, ore para que o Senhor o ajude a focar no espiritual, e não no físico. 

Leia Hebreus 11:1-16. Que ingrediente comum permitiu aos que estão relacionados nesta passagem olhar além do físico em direção ao espiritual?

Postagem Anterior Próxima Postagem