A Imparcialidade de Deus

A Imparcialidade de Deus
"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas" (Tiago 2:1).

Porque Deus é imparcial, nós, como cristãos, devemos ser imparciais também.

$ads={1}

As pessoas tendem a tratar os outros de maneira diferente, com base em critérios externos, como aparência, posses ou status social, mas Deus é totalmente imparcial. Ele nunca mostra favoritismo e sempre julga com retidão.

O favoritismo pode ser definido como uma atitude preferencial e o tratamento de uma pessoa ou grupo em detrimento de outro com reivindicações e direitos iguais. É parcialidade injustificada. Tiago 2:1-13 o confronta como pecado e nos aconselha a evitá-lo a todo custo.

A imparcialidade de Deus é vista em toda a Escritura. Por exemplo, Moisés disse ao povo de Israel: "Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem recebe peitas; que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. Pelo que amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito" (Deuteronômio 10:17-19). Josafá, rei de Judá, advertiu seus juízes a governar sem parcialidade, porque o próprio Deus "não tem parte na injustiça ou na parcialidade" (2 Crônicas 19:7).

A imparcialidade de Deus também é vista em Sua oferta graciosa de salvação a pessoas de todas as raças. Em Atos 10:34-35, Pedro diz: "Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo".

Deus também é imparcial no julgamento. Romanos 2:9-11 diz que Deus trará "tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego; pois para com Deus não há acepção de pessoas".

Nosso texto é uma advertência oportuna, porque preconceito, discriminação e intolerância são males sempre presentes em nossa sociedade - tanto dentro como fora da igreja. Oro para que Deus use esses estudos para protegê-lo das influências sutis do favoritismo e fortalecer seu compromisso com a vida piedosa.

$ads={1}

Peça a Deus para revelar qualquer parcialidade que você possa estar abrigando. Ao fazer isso, confesse e se afaste dela.

Leia Efésios 6:5-9 e 1 Timóteo 5:17-21. Como a imparcialidade de Deus se aplica a como você deve responder aos seus colegas de trabalho e líderes da igreja?

Postagem Anterior Próxima Postagem