Atentando Bem Para a Lei Perfeita

Atentando Bem Para a Lei Perfeita
"Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer" (Tiago 1:25).

Deus te abençoa quando você obedece à Sua Palavra.

$ads={1}

Tiago 1:21-24 contrasta os ouvintes da Palavra e os que praticam a Palavra. Os ouvintes não respondem às Escrituras nem se beneficiam de suas verdades - embora possam estudá-las em profundidade. Os praticantes a recebem com humildade e obedecem aos seus mandamentos. Tiago 1:25 acrescenta que eles são abençoados no que fazem. Isso significa que há bênção no próprio ato de obediência.

Tiago chama as Escrituras de "a lei perfeita, a lei da liberdade" (v. 25). É "lei" porque é o código comportamental obrigatório de Deus. A graça não elimina a lei moral de Deus - ela nos fornece os recursos espirituais para obedecê-la e o perdão quando falhamos. É assim que Jesus cumpre a lei em nós (Mateus 5.17).

As escrituras são "a lei perfeita" porque são completas, suficientes, abrangentes e sem erros. Por meio dela, Deus atende a todas as necessidades e realiza todos os desejos do coração humano. Além disso, é "a lei da liberdade". Isso pode parecer paradoxal, porque tendemos a pensar na lei e na liberdade como opostos. Mas quando você olha atentamente para a Palavra, o Espírito Santo permite que você aplique seus princípios à sua vida, libertando-o da culpa e da escravidão do pecado e permitindo que você viva para a glória de Deus. Essa é a verdadeira liberdade!

"atenta bem" traduz uma palavra grega que indica se curvar para examinar algo com cuidado e precisão. Curvar-se implica humildade e desejo de ver claramente o que as Escrituras revelam sobre sua própria condição espiritual. É uma atitude e também uma ação.

Ao estudar as Escrituras, seja esta a sua atitude subjacente: "Senhor, ao atentar bem para sua Palavra, revele as coisas em minha vida que precisam ser mudadas. Então me conceda a graça de fazer essas mudanças para que eu possa viver mais plenamente para a sua glória"

Memorize o Salmo 139:23-24 e faça dela sua oração sincera.

Leia Hebreus 4:12-13.

Com o que a Palavra de Deus é comparada?

Que efeito a Palavra tem sobre aqueles que estão expostos a ela?

Postagem Anterior Próxima Postagem