Questões Sociais (Parte 5): Racismo

Questões Sociais (Parte 5): Racismo
O racismo pode assumir diferentes formas e existir em diferentes graus. Uma forma mais branda de racismo pode significar simplesmente que alguém vê sua própria raça como superior a outras raças (ou possivelmente sobre uma raça que foi destacada em particular). Formas mais extremas de racismo podem incluir hostilidade e até violência contra os outros com base em sua raça.

$ads={1}

Aqueles que defendem seus pontos de vista racistas costumam citar preconceitos comuns ou estereótipos negativos como base para menosprezar uma determinada raça. Anedotas pessoais são frequentemente usadas para apoiar o racismo de uma pessoa (uma experiência negativa com uma pessoa pode ser usada para retratar todos os participantes dessa corrida da mesma maneira). Alguns até usam a Bíblia (mais precisamente, eles a usarão mal) para argumentar a favor do racismo - por exemplo, uma vez que os descendentes de Cão foram amaldiçoados (Gênesis 9:22-27), aqueles que descendem de Cão devem ser vistos como amaldiçoados também.

Fatos e Estatísticas

Estatísticas confiáveis ​​e imparciais que explicam a extensão do problema do racismo em nossa sociedade têm sido difíceis de encontrar. São publicados estudos que parecem ter a intenção de exagerar o problema do racismo (citando estatísticas para "provar" o racismo que nada tem a ver com o racismo real) ou alegando que o racismo é praticamente inexistente. As estatísticas mais confiáveis ​​parecem ser aquelas que têm a ver com a percepção do racismo.

Em um estudo de 2017, 58% dos americanos viam o racismo como um "grande problema em nossa sociedade". Dividindo esse número, 81% dos negros disseram que o racismo é um grande problema na sociedade atual, em comparação com apenas 52% dos brancos.

Princípios Básicos da Bíblia Relacionados a Isso

Todos os homens são feitos à imagem de Deus - Quando Deus criou o homem no princípio, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;... Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:26-27). No entanto, isso não se aplicava apenas ao primeiro homem e mulher (Adão e Eva); isso se aplica a todos os homens desde aquela época, até hoje (Gênesis 9:6; Tiago 3:9).

Todos os homens descendem de um homem - Quando Paulo estava conversando com os filósofos gregos no Areópago, ele lhes falou sobre o “Deus desconhecido” (Atos 17:23) - o verdadeiro Deus vivo do céu. Ele explicou que Deus “de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra” (Atos 17:26). Como todos vieram “de um homem” (Adão), as diferentes raças e tribos da Terra não evoluíram de maneiras diferentes das formas de vida inferiores. Isso significa que todas as pessoas - independentemente de raça, etnia etc. - são inerentemente iguais.

Todos são um em Cristo e Jesus morreu por todos - Não somente todos são inerentemente iguais em virtude do fato de terem sido feitos à imagem de Deus, mas também há igualdade em relação à sua identidade espiritual como povo de Deus em Cristo. Paulo escreveu: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Assim como judeus e gregos (gentios) poderiam ser um em Cristo, as pessoas em todos os lugares também podem ser um nele hoje. Jesus foi enviado para morrer na cruz porque "Deus amou o mundo" (João 3:16), não apenas uma certa raça.

Deus não mostra parcialidade - Quando Pedro foi à casa de Cornélio (um gentio), o evangelho ainda não havia sido pregado aos gentios. Contudo, através dos eventos descritos nesse capítulo, Pedro chegou a entender que “...Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo” (Atos 10:34-35) . Deus está disposto a aceitar todas as pessoas se elas temerem e Lhe obedecer.

Devemos mostrar amor por todos os homens - Como Deus não mostra parcialidade, também não devemos mostrar parcialidade (Tiago 2:1, 9). Portanto, Paulo disse aos irmãos em Tessalônica que eles deveriam "crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos" (1 Tessalonicenses 3:12). Assim como ninguém é excluído do amor de Deus, devemos mostrar amor por todos os homens, independentemente de raça ou etnia.

$ads={2}

Conclusão

Todos os homens são feitos à imagem de Deus e Jesus morreu para tornar a salvação disponível para todos. Portanto, devemos ver todos os homens como iguais e não menosprezar alguém por causa de sua raça.

Postagem Anterior Próxima Postagem