Porque Colocamos Deus em Uma Caixa?

Porque Colocamos Deus em Uma Caixa?
Porque não temos problemas em orar para que Deus cure o câncer de uma criança, mas nos sentimos estranhos pedindo a Ele para descongestionar nosso nariz entupido? Presumimos que Ele está muito ocupado para lidar com as pequenas coisas, ou estamos limitando o que Ele é capaz e com o que Ele se importa?

$ads={1}

Porque achamos tão fácil orar no auditório de uma igreja, mas nos sentimos estranhos fazendo isso no chuveiro antes de começar o dia, ou sentados no vaso sanitário? Estamos tão certos de que Deus é tão grande e santo que só pode ser abordado de maneira reverente? E certamente não enquanto estamos nus ou fazendo coisas pessoais no banheiro?!

Quero dizer, claro que Ele criou nossos corpos e tudo sobre eles, incluindo nossas partes íntimas e até mesmo nossos processos de eliminação, mas Ele não quer ver isso! Certo?! Sentimos vergonha por certas circunstâncias, assim como Adão e Eva sentiram no jardim depois de comer o fruto proibido. Corremos para esconder nossa nudez, de corpo e vida de pensamento, para mantê-los escondidos de Deus.

Mas Ele está chamando: “Onde você está, filho? Por que você se escondeu de mim?"

Então pensamos: “Deus é muito grande, ocupado e divino para ouvir sobre o trânsito no caminho para o trabalho, e tenho certeza de que Ele se preocupa pouco com a briga que tive com meu melhor amigo. Ele se preocupa com as coisas monumentais que afetam o mundo em geral, e certamente Ele deixa os pequenos detalhes do meu dia para mim”

Porque colocamos Deus em uma caixa?

Quem somos nós para assumir o que Ele se preocupa e o que Ele não se preocupa?

Então, por que consideramos certos aspectos de nossa vida que valem a pena compartilhar com o Senhor, mas não outros?

Vamos pedir a Deus que abençoe nossa conta bancária, mas não nosso leito conjugal. Oraremos sobre coisas como a saúde física de nossos filhos, mas considere o sexo um tabu demais para discutir com o grandalhão lá de cima. E o que isso significa, afinal? Cara lá de cima? Ele não mora bem aqui em nossos corações?

Isso realmente nos faz pensar.

Mas isso significaria que Ele está comigo quando eu lavar minha bunda, fazer aquela coisa selvagem sob as cobertas que deixa minha mulher louca, quando eu estou cutucando meu nariz e xingando aquele motorista lento na pista da esquerda da rodovia!

Não tenho certeza se estou pronto para pensar sobre isso!

Sim, é muito mais fácil imaginá-lo como um gênio paternal que concede desejos quando peço que os resultados das provas do meu filho seja positivo, ou abençoe a festa de ação de graças quando agradecemos pelo aniversário.

Ele pode ser o Deus que vem quando eu preciso dele, mas que fica nas sombras quando eu não preciso.

Ele pode ser o Deus do domingo, com certeza, mas espero que não seja o Deus da sexta à noite.

Ele pode ficar no alto nas nuvens, fazendo com que eu me sinta culpado na chamada do altar, mas, por outro lado, cuidando de assuntos mais urgentes enquanto fofoco sobre meu vizinho.

Ele pode ficar em sua caixa até que eu esteja pronto para tirá-lo! Ele pode ser o grande Deus a que chego quando penso nisso, atinge um vale na vida e realmente preciso Dele, ou talvez quando eu finalmente endireitar minha vida! Eu não posso imaginar que ele estaria interessado em uma bagunça como eu e meu cotidiano mundano. Talvez eu peça ao pastor para orar por mim ou por minha avó. Quer dizer, ela tem uma linha telefônica direta com o grandalhão!

Sim, eu vou manter Deus nessa caixa da religião. Diz que preciso seguir todas as regras antes de poder falar com Ele pessoalmente sobre minha vida. Além disso, minha vida é muito monótona e sei que ninguém tem tempo para isso. Eu sei que aquele pastor disse uma vez algo sobre Jesus ser a nova aliança que me dá acesso ao Pai, mas tenho certeza de que você tem que "não pecar" para que isso funcione. E eu sei que ouvi algo sobre Jesus tirando meus pecados e me fazendo novo, mas eu não sei se isso conta se eu ainda estou lutando com aquela coisa.

Essa única coisa. Eu sei que não posso falar com Deus sobre isso! Ele provavelmente está cansado de me ver pedindo ajuda com isso. Ele provavelmente está se perguntando por que eu não dominei isso ainda. Melhor esperar até que eu endireite tudo.

Além disso, ele tem muitas crianças para salvar de incêndios, cristãos perseguidos no exterior para resgatar e calamidades para manter a calma. Ele não tem tempo ou interesse se eu vou aceitar o novo emprego, comprar aquele carro usado ou ser voluntário na escola do meu filho. Eu posso cuidar disso e Ele pode trabalhar nas coisas importantes.

Mas o que é importante para Deus?

E se eu amar meu cônjuge o fizer sorrir? Ou e se Ele gostar quando eu pedir a Ele para não deixar chover no dia da minha liquidação? E se Ele me vir como Seu filho assim [como] a Bíblia diz, e por causa disso, Ele se preocupa com cada aspecto do meu dia? E se Ele quiser que eu pergunte para que Ele possa responder? E se Ele gosta de me conceder os desejos do meu coração e me mostrar como Ele pode resolver até o mais ínfimo detalhe só para mim?

E se tirássemos Deus da caixa e O deixássemos viver em nossos corações? E se percebêssemos que podemos andar com Ele assim como Moisés andou? A cada dia, a cada momento, conversando com Aquele que nos ama mais do que qualquer outra coisa neste mundo?

E se percebêssemos que, quando limitamos nossa abordagem de Deus, estamos realmente limitando Deus?

E se aceitássemos o relacionamento que Ele oferece e colocássemos a religião na caixa? E embora igreja, comunidade, responsabilidade e regras tenham seu propósito ... se eles ofuscarem a graça de Deus fazendo-o parecer inacessível, então eles não estão fazendo o que Deus pretendia de forma alguma.

$ads={2}

Ele quer nos amar, estar conosco e fazer parte de tudo o que fazemos a cada dia. Ele quer andar de mãos dadas, ouvir todos os problemas e ser o centro de nossa vida. Ele quer uma conversa constante e confiança constante. Qualquer coisa menos, como pensar que algumas partes de nossa vida não interessam ou envolvem Ele ... isso é simplesmente colocar Deus em uma caixa.

E não é o lugar onde Ele pertence.

Postagem Anterior Próxima Postagem