Examinando Sua Fé

Examinando Sua Fé
"E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1:22).

Deus quer que você saiba se sua fé é genuína ou não.

Nossos estudos neste mês se concentram em Tiago 1:19 - 2:26, que trata da questão da verdadeira fé - uma consideração realmente importante. Saber que sua fé é genuína é uma garantia maravilhosa, mas pensar que você é salvo quando não é; é o engodo mais assustador que se possa imaginar.

$ads={1}

Em Mateus 7:21-23, Jesus fala daqueles que O chamam de Senhor e até fazem milagres em Seu nome, mas não são redimidos. Segundo Timóteo 3:5 fala daqueles que têm uma forma de piedade, mas negam seu poder. Eles são religiosos, mas perdidos. Infelizmente, muitas pessoas hoje são vítimas do mesmo engano. Elas pensam que são cristãos, mas estão caminhando para a condenação eterna, a menos que reconheçam sua verdadeira condição e se arrependam.

Um engano dessa magnitude é uma tragédia além da descrição, mas você nunca precisa ser vítima disso, porque Tiago faz uma série de provas para a verdadeira fé. Neste mês, aplicaremos uma dessas provas: sua atitude em relação à Palavra de Deus. Essa é uma prova especialmente crucial, porque a Palavra é a agência de sua salvação e santificação. O Espírito Santo a capacitou para salvá-lo, e Ele trabalha continuamente através dela para conformar você à imagem de Cristo. Foi por isso que Pedro disse: "tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.... [Portanto], desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação" (1 Pedro 1:23 - 2:2).

O próprio Jesus caracterizou os crentes como aqueles que permanecem na Sua Palavra e obedecem aos Seus mandamentos. Eles recebem a Palavra com uma atitude de submissão e humildade. No entanto, os incrédulos resistem e desobedecem à Palavra (João 8:31, 43-45). O Salmo 119:155 diz: "A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos".

Ao estudar essa prova da fé verdadeira, pergunte-se: Eu passo na prova? Oro para que sua resposta faça eco às palavras do salmista: "Inclino o meu coração a cumprir os teus estatutos, para sempre, até o fim" (Salmo 119:112).

Peça a Deus clareza e confiança sobre sua fé em Cristo.

Leia o livro de Tiago, observando as instruções que ele dá sobre a vida cristã.

Postagem Anterior Próxima Postagem