Seja Tardio Para se Irar

Seja Tardio Para se Irar
"Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20).

Se você se ressentir da Palavra de Deus, não poderá crescer em justiça.

$ads={1}

Você já começou a ler sua Bíblia, pensando que tudo estava bem entre você e o Senhor, apenas para que a Palavra subitamente penetrasse profundamente em sua alma para expor algum pecado que você havia negligenciado ou tentado esconder? Isso geralmente acontece porque Deus procura purgar o pecado em Seus filhos. O Espírito Santo usa a Palavra para penetrar nos recônditos ocultos do coração para realizar Sua obra convincente e purificadora. Como você responde a esse processo é um indicador da genuinidade de sua fé.

"Ira" em Tiago 1:19-20 refere-se a uma resposta negativa a esse processo. É um profundo ressentimento interno acompanhado por uma atitude de rejeição. Às vezes, esse ressentimento pode ser sutil. Paulo descreveu aqueles que "não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos" (2 Timóteo 4:3). São as pessoas que andam de igreja em igreja em busca de alguém que lhes diga o que querem ouvir - ou uma congregação que deseja um pastor que os faça se sentir bem consigo mesmos, em vez de pregar a Palavra e estabelecer um padrão bíblico de santidade.

Às vezes, o ressentimento em relação à Palavra deixa de ser sutil e se transforma em hostilidade aberta. Isso aconteceu quando a multidão que Estevão confrontou tapou seus ouvidos, o expulsou da cidade e o apedrejou até a morte (Atos 7:57-60). Inúmeros outros ao longo da história sentiram os golpes fatais daqueles cujo ressentimento da verdade de Deus se transformou em ódio por Seu povo.

Receber a Palavra inclui ser pronto para ouvir o que ela diz e tardio para se irar quando discorda de suas opiniões ou confronta seu pecado. Essa é a sua atitude? Você acolhe a repreensão da Palavra e presta atenção às suas advertências, ou você se ressente secretamente? Quando um irmão ou irmã cristã confronta um pecado em sua vida, você aceita ou rejeita o conselho deles?

Agradeça a Deus pelo poder de Sua Palavra para convencê-lo e levá-lo ao arrependimento. Receba com amor a sua correção com humildade e ação de graças.

Leia 2 Timóteo 4:1-5, observando a incumbência que Paulo deu a Timóteo e sua razão para fazê-lo.

Postagem Anterior Próxima Postagem